sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O plano superior

Em 1998, o Oasis ainda vivia com a fama de uma banda que tinha derrapado apenas em um disco (o terceiro e cansativo "Be Here Now"). A gravadora, então, sondou o grupo sobre a idéia de lançar uma coletânea. Noel se negou e disse que eles ainda tinham muito a apresentar. A gravadora insistiu e Noel fez uma outra proposta: que tal lançar uma coletânea apenas com os lados B do Oasis?

Foi dessa idéia que surgiu "The Masterplan", uma coletânea com músicas que estavam nos primeiros singles da banda e que foram votadas pelos fãs. A verdade é que o disco serve para levantar a moral do Oasis depois do criticado álbum de 97. Eles fizeram questão de abrir a coletânea com "Acquiesce", música que seria o single dos sonhos de qualquer banda, mas que, nas mãos de um Oasis produtivo, foi lançada como um simples lado B do single de "Some Might Say". Perguntado sobre o porquê desta ser a única canção em que os irmãos dividem os vocais (Liam canta os versos, Noel canta o refrão), o guitarrista saiu com uma de suas frases: "Eu não lembro se foi porque Liam não conseguiu alcançar o tom certo ou se foi porque ele estava no pub."

O disco traz músicas sensacionais como "Talk Tonight", "Listen Up" e a punk "Headshinker", prova de que a banda estava em ótima forma nos primeiros dois álbuns. Com essas 14 faixas, os irmãos Gallagher queriam mostrar ao mundo que ainda tinham muitos tiros a dar. Pena que, a partir daqui, a pontaria dos caras só piorou.


1. Acquiesce
2. Underneath The Sky
3. Talk Tonight
4. Going Nowhere
5. Fade Away
6. The Swamp Song
7. I Am The Walrus (Live)
8. Listen Up
9. Rockin' Chair
10. Half The World Away
11. (It's Good) To Be Free
12. Stay Young
13. Headshrinker
14. The Masterplan

2 comentários:

Anônimo disse...

eu sempre gostei muito de be here now, fato que até hoje não encontrei ninguém que considere este álbum como um grande trabalho. e particularmente creio que ele está muito mais próximo dos beatles, mas é só uma opinião contrária a da maioria...

atlantic disse...

Cara, eu ouvia bastante o Be Here Now. Para falar a verdade, eu era muito fã dos caras e ouvia tudo que a banda lançava. No comparativo com os primeiros 4 discos, BHN perde... Não é um disco péssimo, mas é bem arrastado.