quinta-feira, 24 de julho de 2008

Notícias de uma guerra particular


As coisas estão mudando bastante no meio musical. Não digo em termos de bandas novas (esse lado anda mesmo decepcionante) e sim na força que os artistas ganharam com a divulgação através da internet e com a comunicação direta com os fãs.

O motivo dessa minha constatação é a queda de braço entre o Radiohead e a EMI. Desentendimentos entre gravadoras e bandas não são novidade e a própria EMI já teve que aturar desaforos dos Sex Pistols na forma de música em "homenagem" à gravadora. A novidade quanto à briga Radiohead x EMI é ver, pela primeira vez, o lado mais forte se dar mal.

A banda e a gravadora não chegaram a um acordo sobre um novo contrato. Após muita discussão, o Radiohead caiu fora e lançou o disco "In Rainbows" com uma jogada de marketing genial que foi parar em todos os jornais do mundo. Você baixava o disco e pagava o quanto quisesse. Podia até baixar e não pagar nada. A EMI acusava a banda de pedir cifras absurdas para assinar um novo contrato. Thom Yorke, vocalista do Radiohead, escreveu um comunicado irritado no site da banda e deu sua versão. Os fãs, logicamente, tomaram as dores do grupo.

O capítulo seguinte dessa batalha foi nas prateleiras. A EMI lançou uma caixa com todos os discos do Radiohead e, na seqüência, uma coletânea chamada The Best Of Radiohead. Foi aí que o bicho pegou. Os fãs detonaram a coletânea na loja virtual do iTunes. O conselho que mais se lê entre os cadastrados é: "Não compre esse disco. Ele contraria a vontade da banda."

É fato que a EMI está no seu direito. Afinal, o Radiohead assinou um contrato e seus discos anteriores a "In Rainbows" pertencem à gravadora. Mas a multinacional colocou em prática uma estratégia tão desastrada que queimou ainda mais sua imagem na briga com a banda. A tentativa de fazer o Radiohead perder vendas para o próprio Radiohead não funcionou. Mesmo com muita publicidade e comentários positivos nas revistas especializadas, a coletânea não entrou sequer entre os 200 mais vendidos da Amazon.

Quando será que as gravadoras vão aprender que seus velhos métodos morreram junto com o século XX?

2 comentários:

Carlos. disse...

acho que cada vez mais, as gravadoras perdem espaço e os albuns como conhecemos, com encartes, cds, ficam em segundo plano. só acho que as bandas não devem parar de produzir albuns. se não daqui há alhum tempo só teremos um monte de musicas soltas pela internet.
o que seria uma pena.

atlantic disse...

Pois é, cara. E apesar do preço salgado, eu ainda gosto de comprar discos. Tudo bem que eu sempre espero alguma promoção ou fico um tempão nas Lojas Americanas vasculhando um monte de coisa ruim até achar algo que valha a pena. Se encontrar um disco bom por umas 15 pratas, já ganho o dia!