quinta-feira, 17 de julho de 2008

Cheio de hits

Numa tarde qualquer em 1969, os representantes da Atlantic Records apareceram com um pedido bastante delicado para a turma do Velvet Underground: queriam que a banda se despisse de seu som experimental e que fizesse um disco cheio de hits - "loaded with hits".

O resultado do pedido foi a gravação de Loaded, título debochado que mostrava o descontentamento de Lou Reed com o caminho que o trabalho estava tomando. Reed se demitiu da banda quando o disco estava sendo mixado e disse ter ficado bastante surpreso ao ver Loaded nas lojas semanas depois. "Eu os deixei com seu disquinho cheio de hits que eu criei" - disse em uma entrevista.

A bronca de Reed se estendia aos produtores. Ele reclamava por partes de algumas músicas terem sido editadas e cortadas. Anos mais tarde, o disco foi relançado com a edição original pensada pela banda.

Apesar de toda a confusão e do desgosto de Reed, Loaded é um disco excelente que capta o momento mais "acessível" do Velvet Underground. Tem músicas espetaculares e marcou para sempre a história desse tal de roquenrol.


1. Who Loves The Sun
2. Sweet Jane
3. Rock & Roll
4. Cool It Down
5. New Age
6. Head Held High
7. Lonesome Cowboy Bill
8. I Found a Reason
9. Train Round the Bend
10. Oh! Sweet Nuthin'

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não ligo pro Lou Reed. Eu gostei da coletânea!

atlantic disse...

Também acho que ele reclamou de barriga cheia. Fez aquele charme, mas foi embora sabendo que esse é o melhor disco do Velvet Underground.