quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Domesticado

Uma mania que eu tinha nos anos 90 voltou com força: agora ouço rádio todos os dias. Andava muito ligado no iPod e estava começando a enjoar. Você geralmente sabe tudo o que está nas suas playlists. Tirando as vezes em que você dá um shuffle e descobre aquele disco que você baixou mas negligenciou, não há espaços para surpresas no mp3 player.

No dial carioca a melhor continua sendo a Oi FM. Sem concorrência. Tem altos e baixos, mas consegue tocar música bacana quando você está no engarrafamento e até mesmo no meio da tarde. Infelizmente, se aventurar nas emissoras vizinhas é como colocar a mão no fogo: você não aguenta nem por 3 segundos. Por conta disso, andei catando algumas rádios pela web e esbarrei com coisas muito bacanas.

Oui FM: é uma rádio francesa e suas 5 emissoras sempre têm algo bom no ar. Toca pouca música francesa (uma pena) e muita coisa britânica. Os caras tocam The Rakes direto. Já me ganharam. Dá pra descobrir bons sons e sempre rolam surpresas como Darwin Deez e sua ótima "Radar Detector".

KEXP: a rádio de Seattle já é bem conhecida ao redor do mundo. É mantida no ar por doações dos ouvintes e tem uma programação simplesmente foda. Os caras tocam de tudo, de qualquer parte do mundo. Na programação sempre rolam muitas versões ao vivo que as bandas gravam nos estúdios da rádio. É perigoso sintonizar de manhã porque você vai acabar se atrasando para sair de casa e ir trabalhar. Ainda mais quando os DJs estão inspirados e colocam uma música boa atrás da outra. Eu não tenho coragem de desligar.

Soulful Bits: conheci há pouco tempo, mas já é uma das minhas prediletas. O nome diz tudo: você passa o dia acompanhado por Otis Redding, Nina Simone, Sharon Jones e milhares de nomes da soul music de todas as décadas. Gente da qual eu, você e aquele seu amigo que entende pra cacete de música nunca ouvimos falar. É um som do caramba!

O melhor de tudo é perceber que levar suas músicas no bolso é legal, mas só ouvir as suas playlists te deixa um tanto "domesticado".

3 comentários:

Blog do Éverson disse...

Posso sugerir a Executiva FM de Goiânia?
http://www.radioexecutiva.com.br

Anônimo disse...

Basfeiro, valeu demais as dicas. Grandes radios!!!

BAd disse...

Grande bad boy!

Dá uma olhada na East Village Radio!

www.eastvillageradio.com

ou se quiser escutar ao vivo no iTunes:
http://www.eastvillageradio.com/metafiles/evr.pls

Nem tudo que toca é do perfil do blog, mas vale a pena checar os programas no site.

Abração!