quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Livro secreto

Dia desses, ao deitar, vi na prateleira um livro que eu não tinha comprado e nem tinha pedido emprestado de ninguém. Curioso, levantei e fui direto folhear o livro que havia se materializado no quarto. Logo na primeira página, uma dedicatória da minha namorada dizendo que aquele presente ficaria ali até o dia em que eu fosse me deitar e o encontrasse. A data da dedicatória levava há 5 dias passados.

Eu geralmente adoro fazer essas pegadinhas com amigos, mas raramente sou alvo de surpresas-plantadas. Após um telefonema de total admiração ao planejamento e execução dessa ação bem na minha cara sem eu ter notado, comecei a me divertir com as capas e algumas curiosidades.


O livro, na maior parte do tempo, apenas mostra capas e comenta tendências. Há, no entanto, coisas curiosas. Por exemplo: é fato que quando uma banda como os Beatles lançava um disco choviam cópias do estilo das capas nos discos daquele ano. Ou, o que é pior, discos de rock que passavam sem nenhum brilho tinham suas capas trocadas com imagens do mar e de pranchas para pegar a onda surf music do mercado americano no começo dos anos 60. Golpe claro das nossas queridas gravadoras empurrando coisas que nada tinham a ver com a surf music. O mesmo se deu com as capas após a explosão do folk rock e Dylan.

O livro diverte e ainda faltam muitas capas a serem vistas. No entanto, a última capa apresentada é do disco de 1994 do Oasis. Se houvesse uma nova edição, com certeza teríamos capas sensacionais do ano 2000 pra cá. Como deixar de fora a linda capa de Funeral, do Arcade Fire? Ou a capa viajante do novo do Black Crowes? Se bem que o critério nem é a beleza das capas e sim o contexto histórico. O que tem de capa feia e engraçada na seleção chega a ocupar uma boa parte do livro. É um "livro de arte" acima de tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tem a do Sixteen Stone, do Bush pelo menos ??

se não tiver, o livro não é sério

atlantic disse...

Eu fui até a última página só de curiosidade. Estou seguindo a ordem do livro. Se eu esbarrar com a capa do Bush você será o primeiro a saber, com certeza!

atlantic disse...

Aliás, a capa do novo do Gavin entraria fácil na galeria das capas bizarras. Dá vontade zero de ouvir o disco...

Anônimo disse...

não fala assim... : (


hahahahahaha

Anônimo disse...

Pra descontrair:
Tá passando da hora de falar dessa mulé...

http://www.youtube.com/watch?v=R9gournJD10

http://www.youtube.com/watch?v=QnRo_m-Z2o0