segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O roteiro água com açúcar do Belle & Sebastian

Na última sexta, o Belle & Sebastian provou em menor escala o que a turma do Franz Ferdinand já havia assinado em 2006: o Circo Voador é o lugar ideal para que se tenha uma ótima impressão do público carioca. Se tivesse tocado num ClaroHSBCArenaHall da vida, a banda veria 1.500 num lugar onde cabem 10.000 cabeças. REM, com seus quase 30 anos de carreira, passou por isso quando pisou em Jacarepaguá.

Mas por que "provou em menor escala"? Porque o Belle & Sebastian é uma banda legal, competente ao vivo, vem e faz o show que se espera da banda. E só. São excelentes no palco, interagem bem com o público - apesar dos desnecessários momentos estilo show da Xuxa com "vamos todos dançar em cima do palco". O fato é que o BS é aquela banda ótima para você incluir numa coletânea para sua namorada (alguém ainda grava coletâneas além de mim?). Na verdade, eles nem são mais uma banda: são uma categoria. E em certos momentos isso incomoda por não dar espaço às mudanças, por deixar a banda meio preguiçosa e pouco inventiva.



E, lógico, o público do BS é igual. O que se espera ver num show da banda? Meninas suspirando, casais moderninhos em transe, gente um pouco mais tímida nas músicas novas e berrando nos clássicos, um cartaz com um rapaz pedindo a moça em casamento (é bonito, tudo bem, mas você já viu isso antes - e a noiva também!). Tudo isso é parte da categoria Belle & Sebastian. Uma falta de imaginação que se confunde com inocência, uma preguiça que se confunde com tranquilidade.



Foi um bom show, bem executado, com som bem equalizado e uma banda afiada... Mas com a impressão de ser ensaiado demais. Nada sai da ordem na casa do Belle & Sebastian. É uma pena. O Circo Voador é um lugar onde as bandas podem fazer um show histórico na frente de um público intimista e animado. Fizeram um show legal, mas perderam a chance de sair do roteiro e se divertir junto com um público que eles já tinham ganhado de antemão e que iria com a banda para qualquer lugar além da falta de imaginação.

Um comentário:

SS disse...

Dia 11 de Dezembro de 2010 entrará pra história do circo voador. Quiçá não será melhor que o histórico do Franz !