segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sem camisa

Quando adolescente, na década de 90, tive o prazer de assistir a dois ótimos shows do Bad Religion no então Metropolitan. Um deles foi marcante para mim, pois estávamos na época em que a playboyzada praticante de jiu-jitsu curtia ir aos shows e estragar a festa de todo mundo. Nesse dia não foi diferente.

Greg Graffin, vocalista do Bad Religion, subiu ao palco e sentiu o clima logo de cara. Parou e pediu aos seguranças que retirassem alguns "sujeitos sem camisa" do recinto. A banda tocou com vontade, emendou clássicos que fizeram todo mundo pular, mas volta e meia as brigas eram retomadas com ainda mais violência. Quer dizer, brigas não: espancamentos, pois uma briga envolve, geralmente, duas pessoas dispostas a tal.

Do palco, a banda se alternava entre tocar e apontar os valentões aos seguranças. Foi então que, com apenas 50 minutos de apresentação, Greg Graffin se despediu do público com algo como: "Nós não viemos assistir a ninguém se machucando. Boa noite e muito obrigado aos que vieram ouvir a música". O show acabou ali.

Desde então, guardo um tremendo respeito pela banda. Já não acompanho seus lançamentos, e imagino que sejam discos bem repetitivos. Mesmo assim, deixo aqui hoje o álbum Recipe For Hate, clássico de 1993 que foi lançado no Brasil pela Paradoxx. (Aliás, só pra constar, a Paradoxx volta e meia me frustrava com seus discos com som mais baixo do que os importados). Destaque para a ótima "American Jesus" e sua letra que ironiza a atitude americana de só olhar para o próprio umbigo.


1. Recipe For Hate
2. Kerosene
3. American Jesus
4. Portrait Of Authority
5. Man With A Mission
6. All Good Soldiers
7. Watch It Die
8. Struck A Nerve
9. My Poor Friend Me
10. Lookin' In
11. Don't Pray On Me
12. Modern Day Catastrophists
13. Skyscraper
14. Stealth

A propósito, uma curiosidade: Eddie Vedder, do Pearl Jam, canta o segundo verso da música "Watch It Die".

3 comentários:

iga_rio disse...

Fala Atlentic,

Eu tava nesse show! animal foi o melhor show do Bad Religion aqui no Brasil... fui em mais uns 2 shows deles por aqui.
Tenho todos os cds deles... mas depois de The Gray Race a banda realmente não conseguiu repetir mais o mesmo nivel dos albuns.

Recipe for hate também tem outras músicas fodas como Struck a Nerve, Kerosene e Portrait of Authority. esse meu cd também é da Paradoxx... nessa época ela lançou um monte de cds da Epitaph aqui no Brasil.

Abraços,

iga_rio disse...

Fala Atlantic,

Escutei hoje o novo do Green Day e gostei... fiz até uma resenha no meu blog. Eles mudaram bastante desde a fase dookie mas o album ta bom.

Abraços,

atlantic disse...

Cara, esse show foi muito turbulento. Não lembro se foi 97 ou 98... Se bem que os caras vinham todo ano. Aí, confunde!

Ainda não ouvi o novo do Green Day, mas vou conferir depois da sua dica. Gostei de "American Idiot". Deu uma levantada na carreira da banda (eles estavam com um som bem cansativo).

Dookie chegou quando eu estava com uma guitarra na mão e doido pra montar uma banda. Um disco sem solos e fácil de tocar era o meu sonho. Certamente foi um dos álbuns que mais ouvi na minha adolescência.