domingo, 22 de novembro de 2009

De volta às notas

Em clima de notas rápidas...

- Eu tinha até esquecido que o Jet existia. Desisti dos caras logo no primeiro disco, depois de só curtir uns 2 singles. Mas semana passada ouvi uma música muito boa enquanto estava na estrada... Aí não tem jeito: quando você descobre uma música boa na estrada, ela entra direto pro playlist. Como foi na Oi FM, guardei o horário para conferir na internet a lista das músicas tocadas quando chegasse em casa. Para minha surpresa, os donos da música eram os "falecidos". Tremenda volta dos que não foram! Será que vale um download? Uma última chance, talvez?




- Dividiu opiniões também no podcast o disco do Julian Casablancas. Eu gostei do álbum. Acho que tem algumas referências ao "Room On Fire", apesar de alguns dizerem que não tem nada a ver com os Strokes. Em certos momentos o álbum é bem anos 80 e as referências ao New Order soam quase como uma cover. Nada contra. O disco é muito bom e vai se fortalecendo nas audições seguintes. Se quiser tirar suas conclusões...


E por falar nos Strokes, os caras ficaram em primeiro lugar na lista do NME que escolheu os melhores discos da década. Claro que a lista tem umas furadas clássicas (tipo Yeah Yeah Yeahs lá no topo), mas "Is This It?" é o disco que realmente deu o pontapé nos anos 00. Resta saber se a banda vai ter pique pra mais um ou se o projeto vai ficar no meio do caminho.

- E dando uma conferida nas fotos de Sampa, olha o que eu cliquei numa feira de artigos de segunda (ou terceira, quarta) mão.


Detalhe: todos os aparelhos da foto estão funcionando. Dá até pra descolar uns singles 7 polegadas importados dos Beatles na barraca ao lado e levar o pacote completo pra casa.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Podcast #24

Uma dica vinda diretamente do nosso correspondente antecede aquele que talvez seja o bloco mais porrada em 24 edições do programa. No segundo bloco, raridades do Faces e novidades de Julian Casablancas - que anda prevendo um futuro negro para os Strokes, mas lançou um ótimo disco solo. Para terminar, reviramos as prateleiras atrás de um clássico dos anos 90: The Breeders, com uma faixa do disco "Last Splash".

A ordem, se é que isso existe por aqui, ficou assim:

Stand Up - Lee Fields and Sugarman & Co.
Black Hole - Be Your Own Pet
Soul Doubt - NOFX
Cindy Incidentally (Alternate Mix) - Faces
Left & Right in the Dark - Julian Casablancas
Saints - The Breeders

E o lembrete de sempre:
email: basf90minutos@yahoo.com
blog: basf90minutos.blogspot.com
Twitter: @basf90

Escreve aí!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

The Sampa Issue

O blackout e a necessidade de aproveitar o pouco tempo disponível fizeram com que as impressões sobre o festival Planeta Terra acabassem não rolando no começo dessa semana. Mas vamos a um breve levantamento do que rolou na terra da garoa.

A organização do festival foi excelente e a escolha do Playcenter não poderia ter sido mais acertada. Dois palcos com as bandas começando no horário certo, um ambiente divertido para quem esperava pelos shows e um sistema de bares funcionando relativamente bem. Nem a chuva diminuiu o ânimo do público.

No palco 2, o Copacabana Club fez um show que agradou (mas confesso só ter visto as 4 músicas finais). Vi 3 músicas do Ting Tings e acho que os caras se seguraram sofrivelmente no hype (também, competir com Iggy Pop no mesmo horário não é fácil) e o N.A.S.A. fez um set caprichado para espantar a chuva.

Já no palco principal, o Primal Scream veio com um setlist muito bom, mas com uma potência de som sofrível e um palco sem iluminação nenhuma. Além do som estar baixo, faltava o peso de uma segunda guitarra (trazer um guitarrista só é sacanagem!) para segurar as músicas. E Bob Gillespie estava burocrático nos vocais, fazendo a banda se arrastar no palco até mesmo em clássicos como "Movin' on Up" e "Rocks". No final do show o som melhorou um pouco.



Por não ter acreditado que os horários seriam seguidos à risca, acabei perdendo o começo do ótimo show do Sonic Youth. O que faltou no som do Primal Scream, o SY teve de sobra. A chuva caía sem trégua durante o show dos caras, mas o som estava tão hipnótico que ninguém cogitou sair dali. Difícil saber qual foi o melhor momento do show.



Iggy Pop... O que dizer de Iggy Pop? Faz o seguinte: não vou dizer nada... Dá uma conferida no que o vovô from hell fez no palco.



E como tudo estava social demais...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Capítulo um

De volta após uma maratona que começou com Faith No More em terras cariocas e terminou bem depois do Iggy Pop ter saído com as calças arriadas do palco em São Paulo. Então, vamos por partes...

Na quinta, o Faith No More mostrou um show impecável. Mike Patton estava imbatível como mestre de cerimônias. Só se dirigia ao público em português e chegou a cantar "Evidence" com a letra traduzida literalmente. Versões raivosas para um público que sabia onde estava e cantava todas. Abaixo, um momento de esquisitice da banda seguido de "Ashes To Ashes" com a platéia em coro. (Se preferir cortar a maluquice, pule para 4:50 no vídeo)



A platéia fez um show à parte. Além de comparecerem em peso, as pessoas estavam tão ligadas na banda que a imagem acima mostra que quase não tinha ninguém com câmeras na mão gravando o que rolava no palco. A maioria preferiu esquecer os registros e pular junto. Abaixo, a música que fechou a conta, Falling To Pieces (que só rolou com pressão da galera). E aí não teve jeito: a turma das câmeras precisou registrar o momento raro.



Na próxima postagem, eu comento a saga em São Paulo, a decepção com o Primal Scream e a ótima estrutura do festival Planeta Terra.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Chile

Olha a presença significativa dos hermanitos chilenos diante da trupe do Faith no More...

A banda já está circulando com o carimbo brasileiro no passaporte. Amanhã os caras vão estar lá no Citibank Hall-RJ. E você?

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Nerds are back in town

Depois de alguns discos fracos, é legal ver que o Weezer conseguiu novamente emplacar uma boa canção nas rádios. Confesso que "Raditude", o álbum novo com um cachorro-voador na capa, não me animou tanto. Mas esse primeiro single mostra que os nerds ainda têm munição.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Novembro

E novembro chega com vários encontros marcados. Todos na mesma semana.


De saideira, um pouco de cor...